

Publicações de Turismo
Pesquisa em Periódicos Científicos
Ibero-americanos de Turismo
BOLETIM DO TURISMO DO ESTADO DE MATO GROSSO: Ano 2021
Leandro Carvalho Lima
PALAVRAS-CHAVE: Keywords: Tourism. Indicators. Economic Impacts. Mato Grosso.
REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT; v. 1 n. 2 (2022): Tema livre; 183-190
RESUMO:
O presente boletim apresenta os resultados de pesquisas realizadas pelo Observatório de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso com o objetivo de monitorar a atividade turística, investigando e analisando os principais indicadores do setor. As pesquisas foram realizadas durante o ano de 2021, e entre os meses de janeiro a março de 2022, em sistemas de órgãos do Governo do Estado e de parceiros, assim como nas secretarias municipais de finanças e turismo de Mato Grosso. Como resultado, os dados demonstram uma melhora do setor em metade dos indicadores analisados, se comparado a 2019, último ano antes da pandemia da Covid-19.
Propostas políticas para o turismo dos candidatos Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet para o quadriênio 2023-2027 :
Sousa, Diogo
PALAVRAS-CHAVE: política de turismo; agenda setting; eleições brasileiras de 2022.
Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 2 (2022): Maio-Agosto; 293-307
RESUMO:
Com a chegada das eleições gerais em 2022, os candidatos que se apresentarão à presidência da República, ou seja, à chefia do poder executivo federal, disponibilizaram seus planos de governo ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral - e este os publicizaram em seu sítio oficial. Essas propostas, dentro do ciclo de políticas públicas, são conhecidas como agenda setting e se encontram na fase de formulação dele. Essas proposições têm um contingente político-ideológico, caracterizado pelas expressões políticas do candidato, do seu grupo político e do seu partido. Dentre os eixos a serem abordados, encontra-se o do turismo. Este artigo propõe analisar, por meio de parâmetros, as formulações das propostas de turismo de quatro candidatos: Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet, que juntos, têm quase a totalidade dos votos válidos, segundo os institutos de pesquisas. Foi constatado que, exceto o documento do candidato Ciro Gomes, todos tratam diretamente sobre o turismo, porém, de forma distinta. Com viés economicista, há uma aceitação do turismo como dinamizador econômico, porém, na questão dele descentralizador da governança e democratizador nas tomadas de decisão, há uma abordagem dispare entre eles, inclusive contraditórias, se comparadas. Espera-se que, desta forma, uma contribuição seja ensejada, com vistas ao diálogo existente dentro e fora do ambiente acadêmico, para que se faça uma leitura crítica das propostas, pois com a vitória desses candidatos, as suas respectivas proposições serão e darão base à institucionalização política e programática do novo plano nacional de turismo, a ser formulado no ano de 2023.
Turismo e degradação ambiental na praia de Zalala- Zambézia
Choe, João Francisco de Carvalho; Neves, Jossias Salatiel Chifuco; Tivana, António Bozobozo
PALAVRAS-CHAVE: Ambiente; Praia de Zalala; Resíduos Sólidos; Degradação Ambiental
Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 17 n. 4 (2024): novembro/2024-janeiro/2025
RESUMO:
O objetivo central do presente artigo é compreender o fenômeno da degradação ambiental na praia de Zalala, a 30 km da cidade de Quelimane. Em Moçambique, o turismo é difundido como uma atividade econômica fundamental, dado que para muitas regiões é apontado como sendo responsável por gerar empregos e renda. Nesse contexto, o governo, em coordenação com os seus parceiros, tem criado condições para viabilização de negócios turísticos. E como resultado dessas ações político-administrativas, o estudo partiu com os pressupostos de que na praia de Zalala há um registo de crescimento de empreendimentos turísticos, há ainda fixação de painéis de publicidade e de sinalização pública. Em termos de metodologia, baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental. A partir dos resultados de várias pesquisas e documentos, que analisaram o comportamento do público que frequenta a praia da Zalala e dos dados aqui revelados, constata-se que o público não tem cuidado com os resíduos sólidos, o que faz com que provoca há degradação ambiental na praia. Os utentes desta praia após os momentos de lazer têm descartado resíduos sólidos, tais como: garrafas plásticas e de vidros, latas, vestuário, chinelos, sapatilhas, sapatos, copos descartáveis, copos de plásticos e de vidros, talheres descartáveis, sobras de comida, e outros.
'Perfil del visitante del parque nacional Desierto del Carmen'
López Carré, Elizabeth
PALAVRAS-CHAVE:
El Periplo Sustentable; Núm. 12 (2007): Número Doce; 133-147
RESUMO:
El artículo presenta los resultados obtenidos del proyecto de investigación titulado “Evaluación del potencial de comercialización y caracterización del visitante del Santo Desierto de Tenancingo”, específicamente los correspondientes al perfil del visitante a dicho Parque Nacional. La metodología utilizada se sustenta en la investigación de mercados propuesta por Kinnear y Taylor. El resultado de dicha investigación permitió integrar el perfil del segmento de mercado religioso a partir de conocer las características de los visitantes que llegan al parque durante los primeros seis meses del año. Además de identificar que el Desierto del Carmen es un parque que tiene la particularidad de poseer una combinación extraordinaria de recursos naturales y culturales, que bien puede aprovecharse en términos de comercialización como su valor agregado. Hoy en día los visitantes manifiestan inquietudes por llegar a sitios que no estén alterados o que tengan características de originalidad, lo que viene a conformar en el turismo el deseo de nuevas experiencias más cercanas a la cultura local o la naturaleza, de ahí que para poder conformar o bien ofrecer productos turísticos que satisfagan dichos deseos es necesario conocer las características de quienes los visitan, de ahí la importancia de estudios de está naturaleza.
15 years of gender and tourism studies in Latin America: An X-ray of gender as a study category
Díaz Carrión, Isis Arlene
PALAVRAS-CHAVE:
El Periplo Sustentable; Núm. 40 (2021): Número Cuarenta; 145 - 171
RESUMO:
More than fifteen years have now passed since the first paper about gender and tourism in Latin America. To review the more important theoretical, methodological and practical contributions a bibliometric analysis, of papers in Redalyc, Latindex y Scielo databases, is performed. Gender and tourism studies are in the introductory stage in the region, therefore some important strategies are identified to promote their development and ulterior consolidation. The more relevant areas of opportunity are to strengthen critical analysis and to build networks at regional and international levels.
A Bibliometric Review of Scientific Research in Sustainable Tourism: Trends and Emerging Perspectives
Manzano Ocampo, Guadalupe; Ayvar Campos, Francisco Javier
PALAVRAS-CHAVE:
El Periplo Sustentable; Núm. 48 (2025): Número cuarenta y ocho; 74 - 94
RESUMO:
Scientific interest in the analysis of sustainable tourism has gained ground in recent years. The study focused on analyzing the international scientific production on sustainable tourism collected in the ScienceDirect database from January 2000 to February 2024. Through bibliometric indicators and the use of VOSviewer software, the most relevant information and the prevailing trends in this field were visualized and mapped. This process allowed for the identification of seventy-nine clusters representing the primary areas of research, as well as the distinction of the main authors addressing the topic. Among the highlighted trends, there is a marked increase in the production of articles on sustainable tourism, especially in the field of social sciences. In particular, China stands out as the main generator of case studies in this area, emphasizing the importance of developing metrics to evaluate sustainability. Additionally, since 2020, the scientific production on sustainable tourism has incorporated the debate on climate change and the impacts of pandemics such as Covid-19.
A Temática do Lazer/Ocio/Recreación em Programas Latino-Americanos de Pós-Graduação em Sustentabilidade e Meio Ambiente
Leite de Lacerda, Leonardo Lincoln; Gomes, Christianne Luce; Elizalde, Rodrigo Antonio; Bahia, Mirleide Chaar; Silva, Rodrigo
PALAVRAS-CHAVE:
El Periplo Sustentable; Núm. 29 (2015): Número Veintinueve; 57-91
RESUMO:
Este artigo tem como objetivo compreender se a temática do lazer (ocio/recreación) é abordada em programas latino-americanos de pós-graduação em sustentabilidade ambiental, buscando entender de que maneira ela é abordada. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas semiestruturadas com professores, alunos e ex-alunos de programas vinculados à Rede CLACSO de pós-graduação. Os resultados alcançados indicaram uma forte relação com o turismo e o ecoturismo, bem como com temas relacionados à educação e gestão ambiental, responsabilidade social, trilhas e espaços naturais, entre outros. Por fim, conclui-se que a relação lazer e sustentabilidade ainda tem vasto território a ser explorado, podendo suscitar elementos interessantes para a proteção do meio ambiente; para a busca de uma nova forma de ser, estar e agir no mundo (principalmente quando se trata de formas de consumo) e para a valorização e ressignificação de lazer e do turismo.
A condução de visitantes no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO): parcerias e efeitos na gestão da visitação
Maboni, Natalia de Oliveira; Rodrigues, Camila Gonçalves de Oliveira; Canto-Silva, Celson Roberto
PALAVRAS-CHAVE: parcerias público-privadas, ecoturismo, condução de visitantes, parques nacionais
Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 16 n. 3 (2023): Dossiê: Desafios e perspectivas das parcerias para o lazer e o turismo em áreas protegidas
RESUMO:
A condução de visitantes, realizada por moradores locais, vem se consolidando na dinâmica do turismo em parques nacionais. Compondo uma alternativa socioeconômica que visa conciliar a conservação da natureza e a geração de trabalho e renda, a gestão de parques nacionais, em parceria com outras instituições, vem promovendo cursos de capacitação em condução de visitantes como uma das possibilidades de atuação no turismo. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) foi uma das primeiras unidades de conservação a propor um curso neste sentido, em 1991. O presente artigo buscou compreender o papel da condução de visitantes na dinâmica de visitação do Parque, considerando a contribuição da atividade na prestação de serviços de apoio à visitação e suas imbricações no que tange à sua relação com a gestão da área. A partir de levantamento e análise de referencial bibliográfico, com destaque para pesquisas recentes realizadas na região, e de entrevistas com condutores locais e analistas ambientais do Parque Nacional, os resultados da pesquisa evidenciam uma relação positiva entre a gestão e os condutores de visitantes. Foi registrada a atuação dos condutores em uma diversidade de iniciativas, a exemplo do manejo e abertura de trilhas, no combate a incêndios e condução de pesquisadores e escolas, entre outras. A mudança na dinâmica de visitação do Parque, devido ao início da atuação da concessão e à cobrança de ingressos, tem gerado diferentes opiniões dos condutores sobre esta modalidade de parceria, repercutindo questionamentos quanto às atividades de visitação que vêm sendo implementadas e às modificações da infraestrutura que a concessionária propõe. Neste contexto, salienta-se a relevância da promoção de uma gestão participativa, transparente e includente, das parcerias em curso no Parque, no intuito de fortalecer o controle social através da valorização das diferentes iniciativas do conselho gestor, do fomento de pesquisas acerca da experiência do visitante e do incentivo da corresponsabilidade mediante ao planejamento participativo das parcerias.
A critical vision of community tourism from the Political Ecology. Community Tourism as an Alternative for sustainable development. Case of the Community of Yunguilla, Ecuador
Hidalgo Palma, Karla Alejandra
PALAVRAS-CHAVE:
El Periplo Sustentable; Núm. 40 (2021): Número Cuarenta; 26-48
RESUMO:
This essay analyzes a case study of community tourism in Ecuador and the scope of this venture as a sustainable alternative for the community. From the case, the socioeconomic and ecological inequality that arises within the Andean indigenous and peasant communities due to the capitalist economic system is discussed from the political ecology, and, as the struggles and demands of these groups have allowed to deploy local economic alternatives. At the center of the debate is the concept of sustainable development and for this the proposal issued in the Brundtland Report is reviewed. At the same time, it is discussed whether tourist activity is another of the contemporary ways to continue capitalizing on nature.
A gastronomia de imigrantes haitianos: cozinha haitiana, comercialização de alimentos, comensalidade e a Soup Joumou
Hyppolite, Béatrice Pierre Louis; Pereira, Fernanda da Silva; Oliveira, Soniete Aparecida Gontijo; Stefanutti, Paola
PALAVRAS-CHAVE: gastronomia; imigração; cultura haitiana; comensalidade; Foz do Iguaçu-PR
Revista Hospitalidade; v. 21 (2024): Revista Hospitalidade; 382-405
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo analisar a gastronomia haitiana no contexto migratório na cidade de Foz do Iguaçu no oeste do Paraná. Fez-se uso da metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, com o levantamento bibliográfico acerca dos principais temas abordados no estudo e aplicação de entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram estudadas pelo método indiciário, pois através das observações das entrevistas têm-se indícios de informações relevantes para o tema em questão. Foram realizadas seis entrevistas. Para tanto foi necessário investigar acerca da imigração haitiana no Brasil e discutir a gastronomia haitiana no contexto migratório. Desta forma foi possível observar elementos como a gastronomia haitiana a partir dos relatos de imigrantes, a comercialização de alimentos no contexto migratório, a comensalidade no contexto migratório e a Soup Joumou: a sopa haitiana com sabor de liberdade. Espera-se que essa pesquisa possa incentivar futuros estudos acerca da cultura e gastronomia haitiana no país e na cidade.
/ 1937
0 artigos encontrados.
Programas Associados à ANPTUR












Agradecemos ao professor Glauber Santos por idealizar e operacionalizar a Publicações de Turismo em benefício de toda comunidade acadêmica do Turismo.
Derechos de autor © 2025 Anptur.
Contacto
Correo electrónico: anptur@gmail.com
Sede de ANPTUR
Campus de la Escuela de Artes, Ciencias y Humanidades de la Universidad de São Paulo (EACH-USP). Calle Arlindo Béttio, n. 1000. Barrio Ermelino Matarazzo
Sala T05, Bloque 3 del Ciclo Básico.
Sao Paulo-SP
Código postal 03828-000.
Derechos de autor © 2025 Anptur.
Agradecemos ao professor Glauber Santos por idealizar e operacionalizar a Publicações de Turismo em benefício
de toda comunidade acadêmica do Turismo.
Derechos de autor © 2025 Anptur.
Contacto
Correo electrónico: anptur@gmail.com
Sede de ANPTUR
Campus de la Escuela de Artes, Ciencias y Humanidades de la Universidad de São Paulo (EACH-USP). Calle Arlindo Béttio, n. 1000. Barrio Ermelino Matarazzo
Sala T05, Bloque 3 del Ciclo Básico.
Sao Paulo-SP
Código postal 03828-000.